Centenas de fiéis participaram da Santa Missa pelos fiéis defuntos na manhã dessa quinta feira, 02 de novembro, na Paróquia São José Operário. O Círio Pascal aceso recebeu os nomes dos irmãos e irmãs falecidos trazidos pelos fiéis. A vida eterna foi-nos aberta pelo Mistério pascal de Cristo e a fé é o caminho para a alcançar. “Se morrermos em Cristo, com Ele também havemos de viver” — recorda-nos São Paulo (Rm 6, 8). É o próprio Espírito Santo, por meio do qual o amor de Deus foi derramado nos nossos corações, que faz com que a nossa esperança não seja vã.

A fé ampara-nos nestes momentos humanamente cheios de tristeza e de angústia: “Aos teus olhos a vida não é tirada mas transformada – recorda a liturgia – e enquanto se destrói a habitação deste exílio terreno, é preparada uma habitação eterna no Céu” (Prefácio dos defuntos). Sabemos bem e experimentamos no nosso caminho que não faltam dificuldades nem problemas nesta vida, que existem situações de sofrimento e de dor, momentos difíceis de compreender e de aceitar. Mas tudo adquire valor e significado se for considerado na perspectiva da eternidade. De fato, cada prova, acolhida com paciência perseverante e oferecida pelo Reino de Deus, vem em nosso benefício espiritual já aqui na terra e sobretudo na vida futura, no Céu. Estamos de passagem neste mundo, provados como o ouro. Misteriosamente associados à paixão de Cristo, podemos fazer da nossa existência uma oferenda agradável ao Senhor, um sacrifício voluntário de amor.

“Hoje também é um dia de fortalecer nossa fé e nossa esperança. Fé na ressurreição, esperança na coroa de glória. A grande esperança de nos encontrarmos, esperança de chegar onde há o amor que nos criou: o amor do Pai”, disse Pe. Dirceu na homilia.

#sãojosélondrina