Ao final da Santa Missa na noite desse domingo, 26 de novembro, o Pe. Dirceu Reis abençoou o presépio 2023 construído no jardim externo da igreja. O presépio construído por leigos da nossa comunidade chama a atenção pelo tamanho e principalmente pela beleza. Nesse ano o diferencial está na imagem de São Francisco de Assis e no banco de descanso que compõe a decoração. O padre explicou que o objetivo é fazer com que as crianças, as famílias entrem no ambiente do presépio e por meio da beleza possam reconhecer a grandeza do amor de nosso Deus que se Menino, o nosso Salvador. O padre destacou a comemoração dos 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis.

Francisco de Assis começou a recriar o nascimento de Jesus em 1223 – três anos antes de morrer. O local do primeiro presépio foi a pequena localidade de Greccio, a cerca de 90 quilômetros de Roma. Ali, com a ajuda de um cavaleiro local chamado Giovanni, Francisco escolheu uma caverna em um penhasco para a celebração da Santa Missa e comentou que desejava representar a memória daquele Menino que nascia em Belém, vendo “o máximo possível, com meus próprios olhos corporais, o desconforto das necessidades do Filho de Deus, como Ele ficou numa manjedoura e como descansou no feno”.

De fato, a cena ganhou vida com a presença de animais vivos, do feno e da manjedoura. As pessoas reunidas puderam assim aprofundar-se no mistério da Encarnação de uma forma inspiradamente nova. Tempos mais tarde, foi construído um altar sobre a manjedoura e uma igrejinha em torno da gruta. A tradição de recriar o presépio de Jesus em Greccio foi se consolidando e espalhando por outras partes da Itália – e, com o passar do tempo, pelo mundo cristão inteiro.

Todas as crianças e suas famílias são convidadas a conhecer o presépio da Paróquia São José Operário.

#sãojosélondrina