Na noite dessa quarta feira, 24 de janeiro, o Pe. Dirceu Reis, nosso pároco e também assessor arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, presidiu a Santa Missa em honra a São Francisco de Sales (1567 – 1622), padroeiro dos jornalistas e comunicadores. A celebração foi realizada na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Decanato Oeste, e vários agentes da PASCOM da nossa paróquia e de outras comunidades paroquiais também participaram da Missa.
Em sua homilia o Pe. Dirceu destacou a vocação de São Francisco de Sales, a força da sua pregação, os seus escritos e seu testemunho foram fecundos para as comunidades em que foi pároco e para sua diocese ao se tornar bispo. “São Francisco de Sales, mesmo vivendo em contexto da reforma protestante comunicou-se com paciência e docilidade e, por isso, ainda hoje os seus escritos são inspiração a todos no caminho de santidade. Peçamos a intercessão de São Francisco de Sales para que os nossos gestos, pensamentos e palavras sejam pacientes e dóceis e assim contribuam diretamente na evangelização. Deus conta conosco pois Ele é Deus conosco,” disse o padre.
Nas suas pregações, Francisco de Sales em busca do diálogo, depara-se com portas fechadas, neve, frio, fome, noites ao relento, emboscadas, insultos e ameaças. Então, aprofundou a doutrina de Calvino, para compreendê-la melhor e explicar as diferenças com o credo católico. Ao invés de recorrer só à pregação e ao debate teológico, criou um sistema de publicação, ou seja, fixar em lugares públicos ou levar de porta em porta folhetos impressos, com a explicação das verdades da fé, de modo simples e eficaz.
Ao final da celebração o Pe. Dirceu agradeceu todos os agentes da PASCOM. Com generosidade, disposição e alegria os agentes ajudam diretamente a registrar a história de cada comunidade paroquial e colaboram com o crescimento da evangelização.
São Francisco de Sales, bispo e doutro da Igreja, rogai por nós.
#sãojosélondrina
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.