No ultimo sábado, 02 de março, durante a Santa Missa na Paróquia São José Operário cerca de 70 catequizandos celebraram o primeiro escrutínio dentro da caminhada catequética. Após a homilia, o Pe. Dirceu Reis, fez uma oração sobre eles e, em seguida eles receberam, durante um momento de silêncio, a imposição das mãos do padre. Nesse rito o padre rezou para que eles sejam protegidos de todos os males e tentações e perseverantes na caminhada com Cristo. Ao final da celebração cada um recebeu das mãos do padre e água benta. Essa água benta, sinal profundo do batismo, o padre recomendou que seja utilizada nas famílias nos momentos de oração.

A nossa comunidade paroquial, por meio da catequese, tem acompanhado a ação de Deus nesses catequizandos que estão na caminhada da iniciação a vida cristã. Ou seja, na preparação para se iniciarem na fé cristã com os sacramentos, afim de tornarem-se seguidores de Cristo. Unidos em oração, vivenciamos com eles, o tempo da purificação e da iluminação, que coincide com o tempo da Quaresma. Neste itinerário, há uma preparação mais intensa do espírito, para a purificação do coração e da mente através do exame de consciência e da penitência. É um momento de recolhimento e interioridade. Os escrutínios são celebrados solenemente nas missas dominicais e tem um duplo objetivo: curar as fraquezas e ressaltar o que há de bom e santo na vida dos catecúmenos.

Nos próximos domingos estes mesmo catequizandos realização o segundo e o terceiro escrutínio, ritos de purificação, penitencia e crescimento espiritual.

#sãojosélondrina