Com grande participação de leigos e leigas da nossa comunidade paroquial a segunda formação da Semana Paroquial de Liturgia foi realizada na noite dessa terça feira, 05 de março, no auditório da Paróquia São José Operário. A formação foi conduzida pelo Pe. Dirceu Reis, pároco, e teve como tema: “Santa Missa: celebrar a beleza de Deus”.

O texto principal da formação ministrada pelo padre foram alguns números da exortação apostólica pós sinal Sacramentum Caritatis do Papa Bento XVI do ano de 2007. “Visto que a liturgia eucarística é essencialmente ação de Deus (actio Dei) que nos envolve em Jesus por meio do Espírito, o seu fundamento não está à mercê do nosso arbítrio e não pode suportar a chantagem das modas passageiras. Vale aqui também, sem dúvida, a advertência de São Paulo: “Ninguém pode pôr outro fundamento diferente do que foi posto, isto é, Jesus Cristo’ (1 Cor3, 11). O Apóstolo certifica-nos ainda, referindo-se à Eucaristia, que não nos comunica uma doutrina pessoal, mas aquilo que, por sua vez, tinha recebido (1 Cor 11, 23); de fato, a celebração da Eucaristia implica a Tradição viva. A Igreja celebra o sacrifício eucarístico obedecendo ao mandato de Cristo, a partir da experiência do Ressuscitado e da efusão do Espírito Santo. Por este motivo, a comunidade cristã, desde os seus primórdios, reúne-se para a fracção do pão (fractio panis) no dia do Senhor. O dia em que Cristo ressuscitou dos mortos, o domingo, é também o primeiro dia da semana, aquele em que a tradição do Antigo Testamento contemplava o início da criação. O dia da criação tornou-se agora o dia da “ nova criação”, o dia da nossa libertação, no qual fazemos memória de Cristo morto e ressuscitado” (n. 37).

Durante a formação, além da leitura e explicação de vários números da Sacramentum Caritatis o padre também apresentou uma breve explicação teológica da obra “Santíssima Trindade” de Andrei Rublev, uma obra do século XV e muito conhecida na Igreja. E também apresentou o testemunho, fotos e vídeo do trabalho das irmãs Missionárias Claretianas em Moçambique com as mães e principalmente com as crianças que recentemente construíram uma simples escola com alegria e gratidão. Formas de contemplar a beleza de Deus que se manifesta na liturgia, na Igreja e na história.

Nessa quarta feira, 07/03, temos a terceira e última formação que será conduzida pelo Diácono Caio Caldeira com o tema: “Liturgia: ação e contemplação nos tempos litúrgicos”.

#sãojosélondrina