Assim como Jesus e Maria se confiaram inteiramente ao cuidado e proteção de São José como o chefe da Sagrada Família, também podemos seguir o seu exemplo. “Jesus, vivendo sob o teto de São José e sendo seu Filho, nos deu um exemplo pessoal de total entrega a São José” (Pe. Donald Calloway, MIC). A expressão juvenil Ávido Amor realizará no próximo sábado, 08 de fevereiro, as 14h00, uma formação sobre a Consagração a São José destinada à todos os adolescentes e jovens que desejam realizar essa consagração. A formação será realizada na Paróquia São José Operário, Decanato Oeste.

Se consagrar a São José é reconhecer a paternidade espiritual e desejar ser como ele é. Para demonstrar sua devoção, o consagrado se entrega inteiramente aos seus cuidados paternos, para que assim o ajude a adquirir as virtudes que o tornará santo. A consagração total a São José significa um ato formal de entrega filial ao pai adotivo de Jesus, para que ele cuide do bem-estar espiritual e conduza o consagrado à Deus. Quem se consagra a São José quer estar o mais próximo possível de seu pai espiritual, a ponto de se assemelhar a ele na virtude e na santidade. O pai adotivo de Jesus, por sua vez, dará aos seus consagrados sua atenção, proteção e orientação integral.

A coisa mais espetacular é o fato de nos aproximarmos de Jesus por meio dela. Em última instância, tudo gira em torno de Jesus, da mesma forma que a consagração mariana nos aproxima dEle. Segundo, se somos filhos espirituais de São José, temos de imitá-lo, pois todo filho é chamado a ser semelhante aos pais. Naturalmente, ele não é um pai biológico, mas podemos nos assemelhar a ele imitando suas virtudes. São José é paciente, corajoso, obediente e fiel. Portanto, se quisermos ser parecidos com ele, temos de imitá-lo. Esse é um fruto essencial da tentativa de imitá-lo.

PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO
R. Ruy Virmond Carnascialli, 486 – Londrina – PR