“Eu sou o bom pastor. Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem” (Jo 10, 14)
Na tarde desse último domingo, 29 de outubro, na Paróquia São José Operário cerca de 300 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão de todo o Decanato Oeste participaram do encontro com o arcebispo dom Geremias Steinmetz que, com essa atividade, iniciou a sua visita pastoral pelas comunidades paroquiais do decanato.
Por volta das 14h50 o arcebispo chegou no estacionamento da paróquia, foi acolhido pelo padre decano, Pe. Dirceu Reis, e pelo corredor central da paróquia foi acolhido por catequizandos de várias comunidades do decanato. Cada criança com sorrisos, presentes e cartinhas acolheram o arcebispo. As crianças estavam com bandeiras verdes, cor do Decanato Oeste.
Ainda nesse clima de acolhida foi realizado a oração inicial e o Decanato Oeste presenteou dom Geremias com uma cruz peitoral que irá acompanhá-lo durante toda a sua visita pastoral que vai até o dia 16 de dezembro. A cruz peitoral do bispo serve para lembrá-lo a todo instante, de Cristo Senhor Nosso, que morreu e ressuscitou pela redenção da humanidade. Dom Geremias logo no início da sua fala agradeceu a generosa e emocionante acolhida e os presentes, inclusive a cruz peitoral que logo que recebida começou a usar.
Durante a sua reflexão com os Ministros da Eucaristia o arcebispo explicou o significado da visita pastoral: um forte momento de contato do pastor com suas ovelhas. “O bispo tem a missão de confirmar na fé todos os fiéis, e essa confirmação se realiza também na visita pastoral”, disse dom Geremias. À luz do Concílio Vaticano II o arcebispo explicou a beleza dos ministérios na Igreja que colaboram diretamente na missão dela por todo mundo, a missão de anunciar o Evangelho de Jesus, nosso Senhor. Por fim, com coração aberto o arcebispo ouviu e respondeu algumas perguntas que os ministros tinham no coração e tiveram a oportunidade de expor. Um encontro fraterno e enriquecedor.
Em seguida, por volta das 16h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais, iniciou a Santa Missa de abertura decanal da visita pastoral. Além dos Ministros da Eucaristia as lideranças dos CPPs das paróquias do decanato também participaram da celebração. Todos os párocos e diáconos concelebraram a Eucaristia. No início da Santa Missa o Pe. Dirceu Reis acolheu as lideranças de cada paróquia e seu respectivo pároco: Paróquia São Tiago Apóstolo, Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Paróquia Santo Antônio de Pádua, Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Santuário São Judas Tadeu, Paróquia São José Operário, Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Paróquia Nossa Senhora da Luz. O padre decano também acolheu os diáconos, os seminaristas e mais uma vez o arcebispo, que foi presentado por um casal com uma cesta de pães, um gesto carinhoso de acolhida.
Em sua homilia o arcebispo disse: “nós cremos numa pessoa que anunciou o Reino de Deus, Jesus de Nazaré e, Ele mesmo nos ensinou a amar a Deus acima de tudo e o próximo como a nós mesmos. Todos nós compreendemos como devemos tratar o próximo, ou seja, com acolhida, com amor e respeito. Por isso a nossa profissão de fé deve ser simples, fiel e principalmente de coração sincero”. A Santa Missa de abertura da visita pastoral do arcebispo metropolitano no Decanato Oeste foi um sinal visível de unidade e comunhão. Cada pessoa recebeu um cartão postal do arcebispo com uma mensagem e benção enviada por ele. Após a celebração todos foram recepcionados com um café da tarde no salão paroquial São João Paulo II. O Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de nossa arquidiocese, conduza essa visita pastoral nesse ambiente de alegria, entusiasmo, acolhida e unidade.
#sãojosélondrina
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.