Uma história de dedicação, de amor e de muita fé de seus filhos queridos que deram de si para que a obra de Deus acontecesse.

Antes mesmo da igreja ser construída, as Missas eram realizadas em um barracão na Rua dos Eucaliptos onde atualmente é o 2° Colégio da Polícia Militar do Estado do Paraná e antigo Colégio São José.

A comunidade, até o início de 1970, se reunia em uma singela capela pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Glória (jardim Ouro Verde). Os leigos e leigas já sentiam no coração que poderiam ter a sua própria paróquia. Muitos deles e principalmente o sr. José Tonon, um dos pioneiros da comunidade, se empenhou para que todos vivessem testemunhando o amor de Deus e unidos entre si para a realização de um trabalho que muito os orgulhou, a construção da primeira igreja do jardim Leonor: desde então, Paróquia São José.

Muito se fez para que a obra fosse realizada. Além das quermesses, promoções também foram realizadas confraternizações beneficentes como feijoadas e churrascos. Sempre com o testemunho e colaboração do sr. José Tonon e sua esposa Leonilda Tonon.

Após muito trabalho, a construção da igreja finalmente foi concluída. Um grupo de pessoas se reuniu para a limpeza da nova igreja para que ela pudesse ser inaugurada. Cheio de alegrias e muita satisfação pelo belo trabalho realizado, posam para um foto cansados mas muito felizes. No coração de todos o sentimento de agradecimentos. Um dos primeiros acontecimentos na nova igreja foi o casamento realizado em fevereiro de 1976. quem se casava era a filha da “Dona Shirley” catequista de nossa paróquia.

Uma realidade muito forte em toda a história da paróquia foi a catequese. As quermesses eram um ponto de encontro de toda a comunidade para se divertir e descontrair. Naquela época eram realizados concursos para a rainha da quermesse. Tudo realizado no espírito de oração, com a generosidade de todos, o apoio dos padres e a intercessão de São José, o Operário de Nazaré.

Atualmente a Paróquia São José Operário cresce em participação, em generosidade e criatividade na ação pastoral, perseverança no atendimentos aos mais pobres, no cuidado aos enfermos e no acompanhamento das famílias. As crianças, adolescentes e jovens são acolhidos e acompanhados no desenvolvimento e no crescimento espiritual. Os idosos são acolhidos e reconhecidos pela oração e por gestos de gratidão e solidariedade.

São José Operário, nosso padroeiro, interceda por todas as famílias. O Espírito Santo fortaleça todos os trabalhadores e a Virgem Maria alimente no coração dos desempregados a graça da esperança. Amém, Assim Seja!