Paróquia São José Operário
WhatsAppApp StoreInstagramFacebookYouTubeFlickr
FORMAÇÃO DECANAL DE LITURGIA - Decanato Oeste

FORMAÇÃO DECANAL DE LITURGIA - Decanato Oeste

Notícias

Na tarde do sábado, 20 de junho, cerca de 200 leigos e leigas das paróquias do Decanato Oeste da Arquidiocese de Londrina se encontraram na Paróquia São José Operário para uma formação litúrgica com o arcebispo dom Geremias Stenimetz. 

Nessa formação o arcebispo leu e refletiu o texto “Assuntos de liturgia” publicado pela Comissão Episcopal para a liturgia durante 62ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. O texto começa com a seguinte reflexão: “A Liturgia, em seus ritos e preces, constitui uma experiência de encontro com o Senhor, presente e atuante por meio de suas palavras e de seus gestos.1 Por isso, a celebração do Mistério de Cristo na Igreja, em sua mais alta e plena significação, exige uma liturgia decorosa, atenta às diversas sensibilidades e marcada por uma solenidade sóbria, conforme afirma o Papa Leão XIV”.  

O material apresenta uma reflexão sobre a relação entre “o ato ritual e a comunidade celebrante, bem como do vínculo essencial entre liturgia e eclesiologia”. A reflexão toma como contexto o cenário no qual há um “personalismo identitário” nas liturgias das comunidades, as quais, ao mesmo tempo que se esforçam para consolidar a identidade eclesial da Igreja particular em comunhão com a Igreja no Brasil, “veem-se também confrontadas com critérios identitários estranhos a esse projeto eclesial, difundidos por pessoas e grupos que atuam como formadores de opinião e que acabam por interferir na forma celebrativa de nossas assembleias”. 

O documento é estruturado a partir de três aspectos: “a dimensão propriamente eclesial e comunitária de toda celebração do Mistério Pascal; a imprortância das quatro constituições conciliares no anúncio, experiência e testemunho do Mistério de Cristo; o lugar do percurso iniciático ao mistério da fé, sobretudo em sua fase introdutória, marcado pelos sacramentos da iniciação à vida cristã: Batismo-Confirmação-Eucaristia”. 

O Pe. Dirceu Reis, decano, em sua acolhida inicial e o próprio arcebispo, antes da benção final, convidaram todos para a Formação Decanal sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e o XVIII Plano de Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina que será realizada no dia 13 de março de 2026 na Paróquia Santo Antônio de Pádua. O arcebispo ainda respondeu perguntas dos leigos (as), foi homenageado pela sua disponibilidade e concedeu a benção a todos os participantes. No salão paroquial foi realizado um café da tarde partilha entre todos os participantes. Um bonito momento de integração e partilhas.

Informações da Notícia

Data de Publicação

Segunda-feira, 22 de junho de 2026

12:16

Autor

Kacieli Caroline Mendes Xavier

Tempo de Leitura

5 minutos

Categoria

Notícias

Veja também Artigos relacionados

APRESENTAÇÃO DO SENHOR – benção das velas
Notícias

APRESENTAÇÃO DO SENHOR – benção das velas

04/02/20265 min

PAIXÃO DE CRISTO – Sexta feira Santa
Notícias

PAIXÃO DE CRISTO – Sexta feira Santa

04/04/20265 min

CRISMA DOS CATEQUIZANDOS
Notícias

CRISMA DOS CATEQUIZANDOS

08/06/20265 min