
APRESENTAÇÃO DO SENHOR – benção das velas
04/02/2026 • 5 min


Na tarde do sábado, 20 de junho, cerca de 200 leigos e leigas das paróquias do Decanato Oeste da Arquidiocese de Londrina se encontraram na Paróquia São José Operário para uma formação litúrgica com o arcebispo dom Geremias Stenimetz.
Nessa formação o arcebispo leu e refletiu o texto “Assuntos de liturgia” publicado pela Comissão Episcopal para a liturgia durante 62ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. O texto começa com a seguinte reflexão: “A Liturgia, em seus ritos e preces, constitui uma experiência de encontro com o Senhor, presente e atuante por meio de suas palavras e de seus gestos.1 Por isso, a celebração do Mistério de Cristo na Igreja, em sua mais alta e plena significação, exige uma liturgia decorosa, atenta às diversas sensibilidades e marcada por uma solenidade sóbria, conforme afirma o Papa Leão XIV”.
O material apresenta uma reflexão sobre a relação entre “o ato ritual e a comunidade celebrante, bem como do vínculo essencial entre liturgia e eclesiologia”. A reflexão toma como contexto o cenário no qual há um “personalismo identitário” nas liturgias das comunidades, as quais, ao mesmo tempo que se esforçam para consolidar a identidade eclesial da Igreja particular em comunhão com a Igreja no Brasil, “veem-se também confrontadas com critérios identitários estranhos a esse projeto eclesial, difundidos por pessoas e grupos que atuam como formadores de opinião e que acabam por interferir na forma celebrativa de nossas assembleias”.
O documento é estruturado a partir de três aspectos: “a dimensão propriamente eclesial e comunitária de toda celebração do Mistério Pascal; a imprortância das quatro constituições conciliares no anúncio, experiência e testemunho do Mistério de Cristo; o lugar do percurso iniciático ao mistério da fé, sobretudo em sua fase introdutória, marcado pelos sacramentos da iniciação à vida cristã: Batismo-Confirmação-Eucaristia”.
O Pe. Dirceu Reis, decano, em sua acolhida inicial e o próprio arcebispo, antes da benção final, convidaram todos para a Formação Decanal sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e o XVIII Plano de Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina que será realizada no dia 13 de março de 2026 na Paróquia Santo Antônio de Pádua. O arcebispo ainda respondeu perguntas dos leigos (as), foi homenageado pela sua disponibilidade e concedeu a benção a todos os participantes. No salão paroquial foi realizado um café da tarde partilha entre todos os participantes. Um bonito momento de integração e partilhas.

















Data de Publicação
Segunda-feira, 22 de junho de 2026
12:16
Autor
Kacieli Caroline Mendes Xavier
Tempo de Leitura
5 minutos
Categoria
Notícias